DIÁRIO DO PAÍS - Contra fatos, não há argumentos!

Sexta-feira, 01 de Marco de 2024
Presidente Lula parece ser o Ícaro brasileiro com suas inúmeras viagens - Por: Alexandre Garcia

Geral

Presidente Lula parece ser o Ícaro brasileiro com suas inúmeras viagens - Por: Alexandre Garcia

Na verdade, para tratar de clima, só voando para o sol, que é responsável pelo clima da terra. Ícaro tentou isso.

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O presidente quase ficou sem 17 ministérios. E não conseguiu tirar o Coaf do Banco Central nem extinguir a Funasa, nem dar Cadastro Ambiental Rural e Agência de Águas a Marina Silva nem a demarcação de terras indígenas a Sônia Guajajara. Vetou duas mudanças e, com isso, se contrapôs à maioria do Congresso, que vai examinar o veto. Pagou caro a aprovação por um triz da nova estrutura de governo: o recorde de 1,7 bilhões em emendas liberadas no dia da votação. Se Lula ficou surpreso com esse resultado é porque anda afastado do país, voando demais. Na intimidade, culpa seus articuladores políticos, embora saibamos que Artur Lira teve boas razões para avisar o governo de que o problema está mais acima.

Talvez seja difícil para o presidente entender que foi eleito pela metade dos eleitores. A outra metade é oposição. Na melhor das hipóteses para ele, o país está dividido ao meio; ele não teve vitória esmagadora que justifique sua postura vingativa. Além disso, a eleição que renovou a Câmara mostrou que cerca de dois terços dos deputados vêm de partidos e votos de centro-direita; a renovação de um terço do Senado aumentou a bancada conservadora para mais de 60%. Resta ao governo apelar ao fisiologismo; liberou emendas e agora cogita dar ministérios a partidos que ainda não receberam. Motivos para refazer o ministério é que não faltam. Ministros inexperientes não têm noção de como se relacionar com deputados e senadores.

Mesmo os experientes ex-governadores, hoje no ministério, estão gerando desgastes ao governo, como o Ministro da Justiça Flávio Dino e agora o Ministro da Casa Civil, Rui Costa que, sem ser provocado, fez um discurso preconceituoso ofendendo Brasília e os brasilienses e levantando até os petistas da bancada do DF contra o ministro coordenador do governo. Nunca se havia ouvido antes um governador chamar ministro de “um idiota completo”, como disse ao “Correio Braziliense” Ibaneis Rocha(MDB) referindo-se a Rui Costa. Ontem, Costa acompanhou o presidente em uma feira do agro na Bahia, setor que Lula chamou de facista. Vai ser difícil ser aceito pelo setor mais dinâmico da economia.

Publicidade

Leia Também:

Não foi apenas a escolha do ministério inchado, mas também o espírito de revanche e desmanche. O teto de gastos, a privatizada Eletrobras, o marco do saneamento, a autonomia do Banco Central, estão entre as tentativas de desmonte e afastam de Lula os notáveis que assinaram a Carta pela Democracia que o apoiou. E já aparecem editoriais com forte crítica ao governo, em órgãos que apoiaram a candidatura do PT. O programa econômico é claudicante; essa última novela de carro popular revela a reprise do agrado às montadoras e mostra como a área econômica está insegura, indecisa e é incipiente no ramo.

O falado semi-presidencialismo já é uma prática há mais de quatro anos e Lula não percebeu, assim como não percebeu as mudanças em duas décadas. Fica incomodado e voa para fora do país – até quer um avião maior –, afastando-se das dificuldades internas. Viagens que causam mais críticas que elogios, como essas geradas pela política externa de incensar o ditador Maduro em Brasília. Dia 22 será a 11ª viagem internacional – uma por quinzena. O próximo destino é Paris, tratar de clima. Depois voa ao Papa. Na verdade, para tratar de clima, só voando para o sol, que é responsável pelo clima da terra. Ícaro tentou isso, sem saber que as asas podiam derreter.

 

*Escrito por: Alexandre Garcia, jornalista

 

Redes sociais do Grupo DIÁRIO DO PAÍS no Instagram:

@portaldiariodopais

@opovoagora

@gazeta360

@brunodelimabr

 

*** 

Em tempos de coronavírus e desinformação, o DIÁRIO DO PAÍS continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Compartilhe nosso conteúdo.

 

*O conteúdo postado pelos colunistas é de responsabilidade deles e pode não representar a visão/opinião/linha editorial do jornal. O DIÁRIO DO PAÍS se reserva de quaisquer responsabilidades.

FONTE/CRÉDITOS: Alexandre Garcia, jornalista
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Foto: reprodução
REDAÇÃO DIÁRIO DO PAÍS

Publicado por:

REDAÇÃO DIÁRIO DO PAÍS

Com um novo jeito de gerar conteúdo, o Diário do País surge para somar forças junto aos demais veículos de comunicação da Paraíba e do Brasil, numa proposta de trazer o melhor conteúdo para os nossos leitores. Somos um jornal cristão,...

Saiba Mais
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal Diário do País+

Leia matérias e colunas exclusivas, anuncie no guia comercial e +. Grátis!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )