DIÁRIO DO PAÍS - Contra fatos, não há argumentos!

Sexta-feira, 01 de Marco de 2024
“Todos por Elas”: campanha no Arraial do Ipem alerta sobre a violência e o assédio contra mulheres no São João

Geral

“Todos por Elas”: campanha no Arraial do Ipem alerta sobre a violência e o assédio contra mulheres no São João

Campanha da Secretaria de Estado da Mulher (SEMU), Casa da Mulher Brasileira e outros órgãos estaduai busca combater casos de assédio e conscientiz...

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Durante o mês de junho, a administradora Cláudia Bezerra deixa um pouco de lado a rotina empresarial e incorpora uma das principais personagens do bumba meu boi do Maranhão: a índia guerreira. Adepta de um estilo de vida fitness, Cláudia Bezerra esbanja beleza fantasiada como índia do Boi Lendas e Magias, grupo de sotaque de orquestra de São Luís. Mas ela revela que, apesar da riqueza folclórica presente nas indumentárias dos grupos de bumba meu boi, infelizmente ainda existem casos de abusos e assédios contra mulheres brincantes como ela.  

“Como a indumentária é um pouco 'nua', algumas pessoas acham que tem direito de passar a mão no seu corpo. As fantasias acabam tendo um pouco de sensualidade, mostram partes do corpo e a própria brincante precisa impedir isso na hora. Graças a Deus esse ano não aconteceu nada”, conta Cláudia. 

Para evitar casos de assédio e conscientizar a população sobre o problema, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (SEMU), Casa da Mulher Brasileira e outros órgãos estaduais, está realizando a campanha "Todos Por Elas", desenvolvida no Arraial do Ipem, no bairro Calhau, em São Luís.

Na Barraca da SEMU estão disponíveis folhetos com informações sobre as políticas públicas, canais de denúncia e mecanismos de proteção remotos oferecidos pelo Governo do Estado. Durante a campanha, a equipe da Secretaria da Casa da Mulher Brasileira estarão unidas para garantir a segurança das mulheres no São João. 

“Esse trabalho foi organizado pela SEMU em parceria com a Casa da Mulher Brasileira e com vários órgãos, por isso que o tema é esse: Todos por Elas. Nós estamos aqui nessa união para intensificar essa campanha de combate ao assédio sexual que as nossas mulheres sofrem, principalmente nesse período do São João, onde as mulheres ficam ainda mais bonitas e mais enfeitadas”, sublinha Abigail Cunha, secretária de Estado da Mulher. 

O secretário de Estado da Cultura, Yuri Arruda, destaca a importância da barraca institucional da SEMU no Arraial do Ipem, onde o público pode encontrar informações importantes para combater a violência contra as mulheres. Ele também convida as pessoas a visitarem a barraca e a celebrarem o São João com segurança e alegria.

“Venham visitar e acompanhar o nosso grande arraial e também visitar a barraca institucional da SEMU, compartilhando diversas informações relacionadas às mulheres, ajudando a combater a violência, porque lugar de mulher é onde ela quiser”, declarou o secretário.

Quanto mais informação, melhor

A iniciativa é construída com base na conscientização sobre a violência e o assédio sofridos pelas mulheres, fomentando uma cultura de respeito e segurança para as mulheres, não só durante as festas juninas, mas em todos os dias do ano. 

A população feminina que prestigia o Arraial do Ipem aprovou a campanha. “A gente precisa cada vez mais trazer essas informações. Quanto mais informações tivermos, melhor para nos posicionarmos diante de um problema como esse”, avalia a gestora pedagógica Roberta Aguiar. 

Para a bombeira militar Lara Castro, as pessoas precisam primar pelo respeito à integridade feminina em grandes eventos populares como o São João. “Nessas festas, como São João e Carnaval, as mulheres se sentem mais à vontade para mostrar um pouco mais do seu corpo, como as índias guerreiras. Os homens às vezes acham que, por mostrar o corpo, isso seria motivo de tornar aquilo domínio público, quando não se trata disso, é o corpo da mulher. Eu acho fundamental esse tipo de iniciativa”, opina. 

Organizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secma), o Arraial do Ipem segue com programação diária para maranhenses e turistas até o dia 9 de julho. Até lá, as ações de conscientização vão reforçar o combate aos casos de violência e assédio contra as mulheres.

“Acho que a gente precisa buscar os nossos direitos. A mulher hoje se posiciona de uma forma muito mais efetiva, mais ativa na sociedade e a gente não pode permitir tais comportamentos”, conclui a gestora pedagógica Roberta Aguiar.

FONTE/CRÉDITOS: Secom Maranhão
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): - Equipe da SEMU que vem liderando a campanha Todos por Elas (Foto: Divulgação)
REDAÇÃO DIÁRIO DO PAÍS

Publicado por:

REDAÇÃO DIÁRIO DO PAÍS

Com um novo jeito de gerar conteúdo, o Diário do País surge para somar forças junto aos demais veículos de comunicação da Paraíba e do Brasil, numa proposta de trazer o melhor conteúdo para os nossos leitores. Somos um jornal cristão,...

Saiba Mais
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal Diário do País+

Leia matérias e colunas exclusivas, anuncie no guia comercial e +. Grátis!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )