DIÁRIO DO PAÍS - Contra fatos, não há argumentos!

Sexta-feira, 01 de Marco de 2024
Governo do Maranhão leva obras e ações para Brejo, Axixá e Presidente Juscelino

Geral

Governo do Maranhão leva obras e ações para Brejo, Axixá e Presidente Juscelino

Conjunto de ações visa ao desenvolvimento local e ao fortalecimento do municipalismo, promovendo melhorias na educação, saúde, esporte e qualidade ...

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Em reforço ao compromisso do Governo do Maranhão com o desenvolvimento local e o fortalecimento do municipalismo, promovendo melhorias na educação, saúde, esporte e qualidade de vida da população, o governador Carlos Brandão cumpriu agenda nos municípios de Brejo, Axixá e Presidente Juscelino, nesta sexta-feira (9), para a entrega de serviços, inauguração de obras e anúncio de novas.

A visita à cidade de Brejo foi marcada pela inauguração da nova Unidade Integrada Mariano Santos Rodrigues, no povoado Santa Teresa; e da escola municipal Nossa Senhora do Desterro, no povoado Mata Escura; ambas ficam a 20 quilômetros da sede. A Câmara de Vereadores aproveitou a oportunidade para agraciar Brandão com o Título de Cidadão Brejense.

Na ocasião, Brandão também realizou a entrega de kits esportivos, incluindo os destinados à modalidade vôlei; e anunciou que Brejo também receberá um Colégio Militar, um Viva/Procon e uma Estação Tech. Durante a entrega da escola do povoado Santa Tereza, o governador falou da sua missão, como gestor público, em olhar para as crianças e jovens que mais precisam de apoio em relação às estruturas de educação dos seus municípios.

Publicidade

Leia Também:

“Para mim é motivo de muita realização estar aqui no povoado Santa Tereza, inaugurando uma escola digna e de qualidade, porque este é um direito de todos os estudantes - das sedes municipais ou dos povoados - receberem uma educação de qualidade. Hoje, estamos dando a essas meninas e meninos uma oportunidade de ter uma boa educação e, com isso, uma garantia de um futuro promissor. Como governador, fico muito satisfeito em proporcionar essa oportunidade, oferecendo uma escola com este padrão de ensino”, disse o governador.

O prefeito de Brejo, José Farias, destaca que as obras do governo do Maranhão foram muito bem recebidas pela população e que, em agradecimento, o povo acolheu muito bem o governador durante a visita ao município.

“É de grande importância para Brejo e região de Santa Teresa receber, hoje, o nosso governador. Nós recebemos com muito carinho, que quero agradecer ao nosso povo que também trouxe muito carinho ao governador”, agradeceu o gestor municipal.

Diretora da escola Mariano Santos Rodrigues, Katiane Marques, explica que o colégio é um equipamento antigo que atendia não só à comunidade de Santa Teresa, mas aos alunos de outros quatro povoados próximos. A educadora acrescenta que o espaço havia passado por reformas, mas que uma reconstrução era aguardada desde 2017.

“É uma grande alegria, em nome da comunidade, receber esta escola que tanto esperávamos. Quando cheguei aqui, havia só o projeto e pensei que não iria se realizar tão cedo: então, esta é a realização de um sonho. Vai ser bom para toda a comunidade, até porque a escola não recebe só quem mora em Santa Teresa, mas também alunos do Igaípe, Pacutí, São Raimundo e Cantinho dos Vieiras”, acrescentou a diretora.

A estudante Sadiele da Silva comemora o que a nova escola tem a oferecer, o que incentiva o conhecimento e cria um ambiente facilitador de ensino-aprendizagem. “É incrível porque ela tem coisas novas. Eu gostei mesmo porque fica mais confortável de estudar”, pontuou.

Para o aluno Charlison Sousa, a nova Unidade Integrada Mariano Santos Rodrigues veio para suprir todas as carências que o antigo espaço possuía. “Vai ser bom porque tudo aqui é novo, tem muitas coisas boas. A escola de antes não prestava. Então, eu gostei dessa nova versão”, afirmou.

Axixá

Em Axixá, o governador Brandão entregou as obras de reforma do Hospital Municipal de Axixá, do prédio para a implantação da sede do Centro Territorial de Economia Solidária e Agricultura Familiar (Cresol/Munim Lençóis Maranhenses), além da unidade Mais Integral Professora Maria Vitória Santos Marques.

Brandão também inaugurou a Unidade Básica de Saúde da comunidade Outeiro; entregou recibos do Cadastro Ambiental Rural, em fortalecimento à agricultura familiar, além de kits esportivos.

Em sua passagem pelo município, Brandão chamou a atenção para o Orçamento Participativo do Estado, que tem a atenção voltada, sobretudo, às obras que foram solicitadas pelas comunidades. Na ocasião, o governador pontuou as benfeitorias realizadas aos axixaenses.

“Hoje, tivemos a oportunidade de entregar um hospital, um posto de saúde, uma escola de tempo integral em parceria com a prefeitura - o Cresol -, que é um grande centro de profissionalização. Também tivemos a entrega do Cadastro Ambiental Rural, para que as pessoas tenham acesso ao crédito e possam melhorar a produção da sua agricultura familiar”, pontuou o governador.

A prefeita de Axixá, Sônia Campos, comemora os benefícios entregues pelo governo do Estado e destaca que o perfil municipalista do governador Carlos Brandão é um ponto que fortalece a parceria com a prefeitura municipal e traz ganhos não só à cidade, mas também para toda a região.

“Para nós, axixaenses, é um momento de gratidão. Hoje, nós temos a chance de receber, mais uma vez, o nosso governador, que é comprometido com o municipalismo. Toda a região do Munim só tem a ganhar, pois o senhor é, realmente, muito bom para o município de Axixá”, agradeceu a prefeita.

O secretário municipal de Saúde de Axixá, Thiago Santos, comemorou a iniciativa do governo do Maranhão em fortalecer o sistema de saúde da cidade a partir do hospital municipal reformado, e destaca o quanto a inauguração da UBS do Outeiro representa na promoção do acesso à saúde às famílias que moram distantes da sede.

“É com muita alegria que recebemos, hoje, essas duas relevantes obras do governo do Estado; em especial, na comunidade do Outeiro, que é distante da cidade e passa a trazer atendimento médico, de enfermagem, realização de preventivo, pré-natal e vacinação. É um momento de muita alegria, um sonho que está sendo realizado”, afirmou o secretário.

Moradora da comunidade Outeiro, Filomena Rocha, de 72 anos, vê-se aliviada em ter perto de casa a Unidade Básica de Saúde inaugurada pelo Estado. Agora, a aposentada terá acesso fácil aos acompanhamentos de rotina, sem precisar se deslocar à sede da cidade.

“Aqui, às vezes as pessoas precisam medir uma pressão, fazer um acompanhamento da diabetes ou uma consulta;  então, para a gente, já fica melhor. Eu me sinto feliz, agradeço a Deus, porque eu tinha que ir para Axixá. Vai melhorar porque se interessaram pelo nosso lugar”, afirmou a aposentada.

Presidente Juscelino

Encerrando a agenda do dia, o governador prestigiou as comemorações do aniversário de Presidente Juscelino, onde pôde entregar a revitalização do Centro de Ensino Vitorino Freire, a reforma do Ginásio Esportivo Antônio Coimbra, além de kits esportivos e outros destinados à modalidade vôlei. Na ocasião, Brandão anunciou obras em benefício da educação e do Legislativo Municipal.

“Estamos muito entusiasmados em estar, neste dia, aqui em Presidente Juscelino, inaugurando a escola Vitorino Freire e também esta quadra, que era um desejo dos jovens para práticas esportivas e descoberta de novos talentos. Aproveitamos para anunciar novas obras, como a Escola Militar de ensino médio e a construção da Câmara Municipal”, comunicou o governador.

O prefeito de Presidente Juscelino, Pedro Paulo, pontuou que as obras inauguradas nesta sexta-feira são apenas algumas entre as várias iniciativas do governo do Maranhão que têm contribuído para o desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida dos juscelinenses.

“Hoje, estamos inaugurando o ginásio esportivo Antônio Coimbra, a escola de ensino médio Vitorino Freire, além de kits esportivos. O governo tem feito muito por Presidente Juscelino, por isso agradecemos todas as obras realizadas até este momento. A palavra de hoje é gratidão por tudo. Eu quero dizer que a nossa cidade é abençoada”, pontuou o prefeito.

A gestora-geral do Centro de Ensino Vitorino Freire, Roseleia Dias, afirma que a revitalização da escola agradou a comunidade escolar e do entorno, e também aos alunos que passam a ter um ambiente agradável para os estudos.

“Eu vejo essa revitalização como algo fundamental porque um ambiente limpo e organizado favorece o bem-estar, e é por aí que o aluno se sente melhor na sala, na escola. Temos carteiras e quadros bons, iluminação ótima, salas com ar-condicionado funcionando”, disse a educadora.

O professor de Português, Márcio Alessandro, ressaltou que as obras no Centro de Ensino Vitorino Freire solucionam problemas como os de alagamento. “A gente estava precisando porque essa escola estava alagando com qualquer chuva. Graças a Deus e ao governador sensível à educação, houve a brilhante entrega dessa escola para nós”, comemorou o professor.

FONTE/CRÉDITOS: Secom Maranhão
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): - Governo leva obras e ações para Brejo, Axixá e Presidente Juscelino (Fotos: Rodrigo Ribeiro, Bruno Carvalho e Fernando dos Anjos)
REDAÇÃO DIÁRIO DO PAÍS

Publicado por:

REDAÇÃO DIÁRIO DO PAÍS

Com um novo jeito de gerar conteúdo, o Diário do País surge para somar forças junto aos demais veículos de comunicação da Paraíba e do Brasil, numa proposta de trazer o melhor conteúdo para os nossos leitores. Somos um jornal cristão,...

Saiba Mais
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal Diário do País+

Leia matérias e colunas exclusivas, anuncie no guia comercial e +. Grátis!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )