DIÁRIO DO PAÍS - Contra fatos, não há argumentos!

Sexta-feira, 01 de Marco de 2024
Estimativa do PIB de SC aponta crescimento de 5% na economia

Geral

Estimativa do PIB de SC aponta crescimento de 5% na economia

Foto: Eduardo Valente / SecomO Governo de Santa Catarina informou a estimativa do resultado do Produto Interno Bruto (PIB), que aponta um desempenh...

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Foto: Eduardo Valente / Secom

O Governo de Santa Catarina informou a estimativa do resultado do Produto Interno Bruto (PIB), que aponta um desempenho acima do previsto para o país.  Nos últimos 12 meses encerrados em março, em relação ao mesmo período anterior, a economia catarinense voltou a acelerar, e cresceu 5%. Nesse mesmo período e mesma comparação, o avanço da economia brasileira é de 3,3%, também em março. 

Os bons dados da estimativa são em grande medida influenciados pelo crescimento dos serviços, que tiveram alta de 10,4% no primeiro trimestre, na comparação com o mesmo trimestre de 2022, quase o dobro da média brasileira, de 5,8%. 

Publicidade

Leia Também:

Para o governador Jorginho Mello, a economia estadual encontra-se bem tracionada. “Nós temos um modelo econômico diversificado e competitivo, não tenho dúvidas de que vamos encontrar ainda mais espaço para seguir crescendo acima da média”, afirma. 

O secretário da Indústria, do Comércio e do Serviço, Silvio Dreveck, destaca o bom desempenho econômico do Estado e a sua competitividade diante das demais unidades da federação. “Temos um estado diversificado e um povo empreendedor, seguimos firmes, trabalhando em busca de um futuro de oportunidades”, destaca. 

Para o secretário do Planejamento, Edgard Usuy, o PIB é um indicador que permite análises para as decisões de gestão pública. “É sempre importante entendermos o que compõe o indicador, para identificarmos os pontos que merecem atenção especial. “A Seplan tem esse objetivo: de analisar tecnicamente os dados e as evidências e subsidiar o governador Jorginho Mello nas suas decisões, além de auxiliar as outras secretarias em suas atividades”, enfatiza. 

 A análise da estimativa do PIB é feita pelo economista Paulo Zoldan, agente de pesquisa da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan). Para ele, o cenário provável para o restante de 2023 é de desaceleração do PIB estadual, mas mesmo assim em patamares acima da média nacional. 

“Além de crescer sob uma base relativamente alta de comparação, a economia estadual não contará com a perspectiva de estímulos importantes do mercado interno, já que a economia brasileira tende a desacelerar. Além disso, as expectativas apontam para uma desaceleração da economia mundial como um todo neste ano, com as principais economias ainda impactadas por juros elevados e por problemas políticos e econômicos”, explica Zoldan.

Outros destaques 

Além do crescimento dos serviços, o avanço do comércio também foi relevante para o desempenho geral da economia. O varejo ampliado cresceu 7% na mesma comparação anterior, mais que o dobro da média brasileira, de 3,3%. 

A agropecuária também teve um desempenho importante. De forma geral, a agricultura catarinense vem apresentando um excelente resultado em 2023. Sem problemas climáticos relevantes, a produtividade avançou e permitiu mais um avanço do quantum agrícola. 

Os dados completos estarão disponíveis em breve no boletim econômico do Estado.

Assessoria de Comunicação da Indústria, do Comércio e do Serviço
Pablo Mingoti | comunicacao@sde.sc.gov.br

FONTE/CRÉDITOS: Secom SC
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Foto: Reprodução/Secom SC
REDAÇÃO DIÁRIO DO PAÍS

Publicado por:

REDAÇÃO DIÁRIO DO PAÍS

Com um novo jeito de gerar conteúdo, o Diário do País surge para somar forças junto aos demais veículos de comunicação da Paraíba e do Brasil, numa proposta de trazer o melhor conteúdo para os nossos leitores. Somos um jornal cristão,...

Saiba Mais
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal Diário do País+

Leia matérias e colunas exclusivas, anuncie no guia comercial e +. Grátis!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )