DIÁRIO DO PAÍS - Contra fatos, não há argumentos!

Sexta-feira, 01 de Marco de 2024
Em São Luís, Governo do Estado anuncia reajuste de bolsas FAPEMA durante Fórum Nacional Consecti & Confap

Geral

Em São Luís, Governo do Estado anuncia reajuste de bolsas FAPEMA durante Fórum Nacional Consecti & Confap

O anúncio foi feito nesta quinta-feira (15) pelo governador Carlos Brandão, durante a abertura do evento nacional, na capital maranhense.

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Bolsas da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) passarão a se equiparar às bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O anúncio foi feito nesta quinta-feira (15) pelo Governo do Maranhão, durante a abertura do Fórum Nacional Consecti & Confap, em São Luís.

Até a sexta-feira (16), o Maranhão sedia o fórum que reúne presidentes das 27 fundações de Amparo à Pesquisa e secretários estaduais de Ciência e Tecnologia de todo o país para discutir políticas para o setor. 

O governador Carlos Brandão afirmou que o objetivo é incentivar ainda mais os pesquisadores maranhenses, que têm elevado o nível da pesquisa científica produzida no estado. “Estamos avançando na criação de startups, em diversas edições internacionais os alunos do nosso IEMA venceram campeonatos de robótica e agora estamos disputando o quinto título na Alemanha”, compartilhou. 

Inácio Arruda, secretário Nacional de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social, que representou o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) no evento, ressaltou que o Maranhão é um dos estados brasileiros que mais investe no setor. “Proporcionalmente, o Maranhão é o segundo estado do país que mais investe em ciência, tecnologia e inovação. Isso mostra o compromisso do governo estadual com a produção científica”, disse Arruda. 

Fórum Nacional Consecti & Confap

O fórum é uma realização do Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência Tecnologia e Inovação (Consecti) e Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), em parceria com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação do Maranhão (Secti) e FAPEMA, à frente da organização do evento na capital maranhense.

Para o presidente da FAPEMA, Nordman Wall, o fórum promove debates necessários acerca da pesquisa científica, como o papel das políticas públicas para o setor. “Nesse sentido, o Governo do Maranhão vem mostrando sua decisão acertada em investir, firmemente, na pesquisa, ciência e na tecnologia, entendendo o reflexo positivo no desenvolvimento de uma nação”, frisou.

Já para secretária de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Maranhão, Natássia Weba, o Maranhão está alinhado à nova estratégia nacional de ciência, tecnologia e inovação. “O Governo do Estado trabalha pela defesa e a popularização da ciência, a universalização do acesso aos bens gerados pelo desenvolvimento científico e tecnológico, a difusão de tecnologias para a melhoria das condições de vida da população e a resolução dos problemas sociais”, afirmou.

“Iremos debater e propor os melhores projetos, soluções, ações e programas para a construção de um futuro melhor para o nosso país por meio da ciência, tecnologia e inovação, que são fundamentais para elevar nossos indicadores sociais e econômicos”, declarou o presidente do Consecti e secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Alagoas, Sílvio Bulhões.

Odir Dellagostin, presidente da Confap, afirmou que o evento aprofunda os debates no setor ao reunir as principais agências, órgãos e entidades nacionais de fomento à pesquisa, ciência e tecnologia. “Desta forma, nós podemos dar uma importante contribuição para o fortalecimento da pesquisa científica, do desenvolvimento tecnológico e da inovação. O Brasil precisa cada vez mais produzir mais ciência e nós estamos aqui justamente para chegarmos a este novo patamar”, comentou.

Mais investimentos

Além da equiparação dos valores das bolsas FAPEMA ao CNPq CAPES, o Governo do Maranhão já desenvolve uma série de ações para o desenvolvimento científico, tecnológico e apoio à pesquisa no estado.

Por meio da FAPEMA são desenvolvidas ações como o Mais Inovação, que estimula a qualificação de estudantes e pesquisadores maranhenses por meio da concessão de bolsas de estudo que se enquadrem nas áreas prioritárias da política de crescimento do IDH e em setores estratégicos para o desenvolvimento do estado.

A Fundação também promove o Mais Ciências, programa de apoio a projetos de pesquisa que promovam o aumento da base de conhecimento em Instituições de Ensino Superior (IES), centros tecnológicos e de pesquisa, sediados no Maranhão.

Por meio da Secti, já foram investidos mais de R$ 4 milhões para o desenvolvimento de 300 startups. O projeto Luminus estimula o empreendedorismo nas universidades e o Inova Galera estimula o desenvolvimento de startups nas escolas. 

A pasta desenvolve ainda o Cidadão do Mundo, que já levou mais de 400 estudantes para fazerem intercâmbio no exterior. E também o Maratoninha Maker, projeto de ensino de programação eletrônica e robótica para crianças.

Através das estações Tech, a Secti também capacita maranhenses em inovação tecnológica nos municípios. Atualmente, são 32 construídas e até o fim do ano a meta é entregar 150 novas estações.

Por fim, o programa Trilhas leva capacitação com conteúdo 100% on-line e o programa Centelha, do governo federal e executado pela Secti, fomenta a inovação e o empreendedorismo para que as empresas maranhenses possam transformar os seus projetos em negócios de sucesso.

Publicidade

Leia Também:

FONTE/CRÉDITOS: Secom Maranhão
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): - Maranhão sedia o fórum nacional até a sexta-feira (16) (Foto: Rodrigo Ribeiro)
REDAÇÃO DIÁRIO DO PAÍS

Publicado por:

REDAÇÃO DIÁRIO DO PAÍS

Com um novo jeito de gerar conteúdo, o Diário do País surge para somar forças junto aos demais veículos de comunicação da Paraíba e do Brasil, numa proposta de trazer o melhor conteúdo para os nossos leitores. Somos um jornal cristão,...

Saiba Mais
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal Diário do País+

Leia matérias e colunas exclusivas, anuncie no guia comercial e +. Grátis!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )